regulamento
Universidade Católica Portuguesa
Escola das Artes
www.artes.ucp.pt/b&w

Deadline
: 1 de Fevereiro de 2011

01. INTRODUÇÃO

&White pretende celebrar a estética a preto e branco, como forma específica, peculiar e única de manifestação artística. A tecnologia digital, na captação de imagens, nasce com a cor, no entanto a intuição dos artistas apela, inúmeras vezes, à produção a preto e branco. O que comprova a atualidade e o interesse da estética que só o preto e branco comunica. Para além disso, o Festival Black & White tem como objectivo estimular a criação de ambientes sonoros que remetam para a estética a preto e branco. Daí a inclusão de 3 categorias em competição: vídeo, áudio e fotografia. Urge responder a uma crescente sensibilidade do público para a especificidade do preto e branco, abandonando o preconceito que relaciona esta estética com obras dos primórdios do cinema.

02. DATA E LOCALIZAÇÃO

O Festival decorrerá de 18 a 21 de Abril de 2012, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional do Porto, Campus da Foz - Portugal.

03. CONDIÇÕES DE ADMISSÃO

3.1 - São admitidas, para seleção, obras produzidas após 1 de Janeiro de 2010, excepto as que, no ano anterior, já tenham sido apresentadas a pré-seleção.

3.2 - São apenas admitidas obras a preto e branco. Excepcionalmente, o uso de cor pode ser utilizado pontualmente quando justificado pela concepção da obra e sem que tal possa adulterar o conceito preto e branco do Festival.

3.3 - Cada concorrente pode apresentar um número máximo de 3 obras por categoria (à exceção da categoria de fotografia em que só pode ser apresentada uma série). Para cada obra deve ser preenchida uma ficha de inscrição.

3.4 - Todas as obras terão de ser originais. O autor garante a sua autoria e assume toda a responsabilidade decorrente de reclamações de terceiros.

3.5 - As obras - vídeo, áudio e fotografia - têm que ser acompanhadas da seguinte documentação:

a) Ficha de inscrição (assinada e MSWORD);
b) Sinopse em português e inglês (min. 20 e máx. 40 palavras);
c) Fotografia do realizador/autor;
d) Ficha técnica;
e) Curriculum artístico do realizador/autor;

Toda esta documentação deverá ser entregue em formato digital (CD-ROM com texto em MSWORD e fotos em TIFF/JPEG) juntamente com a ficha de inscrição devidamente assinada.

04. CATEGORIAS EM COMPETIÇÃO

- VÍDEO (ficção, documentário, animação, experimental e vídeo musical)
- ÁUDIO (experimental)
- FOTOGRAFIA

4.1 - VÍDEO:

- Os trabalhos devem ter uma duração máxima de 20 minutos.
- São aceites obras nas categorias de ficção, documentário, animação, experimental e vídeo musical.
- São consideradas para efeito de pré-seleção cópias em DVD vídeo (não são admitidos ficheiros *.MOV, *.AVI, etc.).
- As obras em língua portuguesa, ou outra língua para além do inglês, deverão estar legendadas em inglês.
- Devem ser enviadas 3 fotos/frames do vídeo (em TIFF/JPEG, com 300 DPI, incluído no CD-ROM).


4.2 - ÁUDIO EXPERIMENTAL:

- São aceites para competição obras de Áudio Experimental, com duração máxima de 6 minutos, acompanhadas de uma memória descritiva (1 página no máximo) que justifique a relação da obra com a temática do Preto e Branco.
- Todas as obras devem ser apresentadas em CD áudio.
- No caso da existência de narração, que não seja em inglês, deve ser enviada a respectiva tradução para inglês em formato escrito (MSWORD, incluído no CD-ROM).

4.3 - FOTOGRAFIA:

- As fotografias devem estar inseridas em séries de 3 a 6 elementos com tamanho de 20x25 cm ou 25x30 cm.
- Não são admitidos trabalhos com nenhum tipo de molduras.
- As fotografias não devem ser coladas em nenhum tipo de suporte físico. No verso deve única e exclusivamente ser colada uma etiqueta com o título da série, data, nome do autor e proposta de orientação / sequência pretendida para exposição.


05. INSCRIÇÃO
- A inscrição das obras é gratuita.
- As inscrições terminam no dia 9 de Janeiro de 2012 (data do Correio).
- O processo de inscrição deve ser remetido para a seguinte morada: Universidade Católica Portuguesa
- Escola das Artes Festival Audiovisual Black & White Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto PORTUGAL
"SEM VALOR COMERCIAL/PARA FINS CULTURAIS". O valor declarado para fins alfandegários deve ser de zero euros.

06. APRESENTAÇÃO A COMPETIÇÃO

- O processo de pré-seleção é da responsabilidade da organização do Festival Black & White.
- A organização do Festival Black & White notificará todos os selecionados e não selecionados para competição e o resultado será disponibilizado no site do Festival: www.artes.ucp.pt/b&w assim que a pré-seleção esteja concluída.

07. JÚRI

- O Júri do Festival é constituído por cinco elementos de várias áreas ligadas ao audiovisual.

- As decisões do Júri não são passíveis de recurso.

08. PRÉMIOS

- Durante o Festival as obras seleccionadas para competição serão apresentadas a um Júri internacional constituído para o efeito.

- Serão atribuídos os seguintes troféus:
Melhor vídeo ficção
Melhor vídeo documentário
Melhor vídeo animação
Melhor vídeo experimental
Melhor vídeo musical
Melhor áudio experimental
Melhor fotografia

- Será ainda atribuído pelo Júri do Festival, à melhor obra em competição, o Grande Prémio B&W.

- O Júri poderá, se assim o entender, não atribuir algum dos troféus. De igual forma, poderá atribuir menções honrosas em qualquer uma das categorias.

- A decisão do Júri, em caso algum, poderá ser alvo de recurso.

- A organização poderá atribuir outros prémios para além dos previstos.

09. DIVULGAÇÃO / PROMOÇÃO

9.1 - Todas as obras em competição poderão ser apresentadas nos órgãos de comunicação social (no caso do vídeo e áudio até a um máximo de 10% da duração total da obra), para efeitos de divulgação e promoção do Festival Black & White nos meses que antecedem e se seguem imediatamente ao Festival.

9.2 - Posteriormente à data do Festival poderão ser promovidas extensões do mesmo em Portugal ou no estrangeiro.

10. DISPOSIÇÕES FINAIS

10.1 - Não serão devolvidas aos autores as obras inscritas para pré-selecção (DVD vídeo e fotografias) salvo todas as despesas de envio sejam pagas pelo autor.

10.2 - A organização do Festival Black & White criará um arquivo de todas as obras. Este arquivo poderá ser consultado ou visionado num âmbito exclusivamente cultural e sem fins lucrativos.

10.3 - O custo do envio das cópias para exibição no Festival (em DV, miniDV, DVCam, miniDVCam, Betacam Digital ou BetacamSP - unicamente em sistema PAL) e eventual material publicitário (press-releases, posters, etc.) está a cargo dos seleccionados. As cópias de exibição serão devolvidas aos respectivos autores. Ao inscrever-se, o candidato autoriza a organização a efectuar cópias para a constituição de arquivo.

10.4 - Para todos os efeitos legais, cada autor assume a total responsabilidade pelas obras que tiver inscrito. A organização do Festival Black & White declinará toda e qualquer responsabilidade relativamente a terceiros.

10.5 - A resolução de situações omissas no presente regulamento é da responsabilidade única e exclusiva da organização do Festival Black & White, que decide sem recurso.



Website www.artes.ucp.pt/b&w
E-mail b&w@porto.ucp.pt
Morada Universidade Católica Portuguesa - Escola das Artes
Festival Audiovisual
Black&White
Rua Diogo Botelho, 1327, 4169-005, Porto
PORTUGAL
Telef (+351) 22 619 62 51 / (+351) 22 619 62 75
novidades
10º Festival Audiovisual Black & White de 22 a 25 Maio 2013 - data limite para a submissão de trabalhos vídeo, áudio e fotografia: 11 Fevereiro 2013
---
premiados do 9º Festival Audiovisual Black & White
---





Black&White 2012 | 9o Festival Audiovisual | Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa | b&w@porto.ucp.pt | tel. (+351) 22 619 62 51 / (+351) 22 619 62 75