/júri

 
 

BOB BOILEN (Radialista, E.U.A)

De 1982 a 1986 trabalhou para o “Impossible Theater” de Baltimore, onde desempenhou várias tarefas, tais como: compositor, argumentista, técnico e engenheiro de som. Boilen tornou-se parte da história da música em 1983 com a peça “Whiz Bang, a History of Sound” do “Impossible Theater”. Nesta peça, Boilen tornou-se num dos primeiros compositores para usar a amostragem audio ( sampling ) -- neste caso, sons da natureza.Em 1985, o “ Washington City Paper” elegeu Boilen “Performance Artist of the Year”.Trabalhou como produtor para o “Channel 50”, uma estação televisiva de Washington. Produziu diversos projectos, incluindo um programa de vídeos musicais. Em 1997, começou a produzir “Science Live” para o “Discovery Channel”. Editou ainda dois albums com sua banda psicadélica, “Tiny Desk Unit”, em finais dos anos 70 e início dos anos 80.Em 1988, foi contratado temporariamente para o programa “All Things Considered” da NPR – National Public Radio. Passado menos de um ano estava a realizar o programa. Em 2000, ainda na NPR, tornou-se anfitrião do programa All Songs Considered”.

 
       
 

CARLOS RUIZ (Realizador, Espanha/Portugal)

Carlos Ruiz é um cineasta, espanhol nascido em Barcelona, formado em Londres nas áreas de produção, realização, montagem, arte dramática, argumento e cinematografia em instituições como o “ Tower Hamlets College, Half Way Production House, University of Westmister, Birkbeck College (University of London), Hollywood Film Institute e City Literary Institute” .Em 1996 Carlos cria a produtora “ Red Desert Productions” com Anton Califano e começa a pré-produção da sua primeira longa-metragem como realizador “ To anyone who can hear me”.Em 2001 obteve o grau de Mestre na “ University of East London” no Mestrado em História e Crítica do Cinema.Durante os anos em que viveu em Londres Carlos também leccionou em “ South Thames College, South Barbican University, Goldsmith University e City & Islington College” nas áreas de produção de cinema, televisão e vídeo.Em 1999 foi convidado a vir para Portugal pela Escola das Artes da Universidade Católica do Porto onde tem leccionado e coordenado projectos audiovisuais. Em 2004  termina a sua segunda longa-metragem “ Retrato”. Um documentário produzido em Portugal, Inglaterra e Espanha.

 
       
 

CARLOS ZINGARO (Compositor, Portugal)

Carlos Zingaro estudou música clássica no Conservatório de Música de Lisboa de 1953 a 1965. De 1967 a 68 estudou órgão de igreja na Escola Superior de Música Sacra. Durante os anos 60, Zingaro foi membro da Orquestra de Câmara da Universidade de Lisboa. Em 1967 deu forma ao Plexus, o único grupo Português daquele tempo a desenvolver um novo método musical baseado na música contemporânea, improviso e rock.De 1975 em diante tocou com uma grande variedade de músicos de improvisação. Como solista, ou em conjunto com outros músicos e compositores, Carlos Zingaro tocou na maioria dos mais importantes Festivais de nova música nova e improviso na Europa, Ásia e América. Em 1981 Zingaro recebeu o Prémio português da crítica para a melhor música feita.Em 1988 trabalhou com o Encenador italiano Giorgio Barberio Corsetti na sua trilogia de Kafka. Produziu bandas sonoras para filmes e trabalhou com diversos bailarinos e companhias da dança. Carlos Zingaro foi membro fundador da galeria de arte de Lisboa Comicos, o seu trabalho de cartoons, comics e ilustrações foi exibido e recebeu diversos prémios

 
       
 

GALINA USHEVA (Fotógrafa, Bulgária )

A primeira exposição individual de Galina Usheva, nascida em Burgas, aconteceu em 1978. Nos últimos 30 anos passados Galya teve cerca de doze exposições individuais na maioria das cidades Bulgaras e também na Alemanha, França, Grécia, Turquia e Latvia. Esteve integrada em muitas mostras nacionais e internacionais que se realizaram desde Thessalonika à Cidade do México, e recebeu um grande número de grandes prémios. Em 2000, Galina Usheva estabeleceu a “ Marigraphia Foundation” para promover o trabalho de fotógrafos marítimos. A “ Marigraphia Foundation” organizou até à data dois plaine-aires , ao sul de Burgas na costa do Mar Negro, fornecendo a oportunidade a mais de 20 fotógrafos internacionais.A mais recente mostra de Galya Usheva foi, em 2006, muito aclamada na sua cidade natal, Burgas. Além de praticar a fotografia artística, Usheva fez parte do painel de jurados em diversas competições de fotografia de grande escala, incluindo “ Bulgarian Photo Vacation” .

 
       
 

MICHAEL UNGER (Realizador, E.U.A)

Escritor e realizador de diversas curtas-metragens e vídeos musicais. Prémios: “Melhor do Festival” Festival NYIIF, 2001 com “Desire”. Realizou e Produziu z Show e realizou Off-Broadway. Editor dos Documentarios: “Take Over” mostrado no Film Forum, “The Chelsea Hotel” mostrado no MOMA e “Casting The First Stone” que aparece na série POV da PBS. Editor e Capturador de Som dos vídeos musicais que aparecem na MTV e THE BOX com tais agem como Queen Latifah, Mary J Blige, Arrested Development, Pete Rock e CL Smooth, Black Sheep e Jeff Knight. Acaba de terminar o seu mais recente filme “Gravity”. É o regente do curso de realização de um ano da New York Film Academy.