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INVESTIGAÇÃO


  • Investigação em Indústrias Criativas. Um documento de trabalho (download - pdf)
  • Reflexões breves sobre Indústrias Criativas:
    • A Indisciplina das Indústrias Criativas – Jornal Público
    • As Indústrias Criativas ensinam-se e investigam-se? - Intervenção no Festival IN (download - pdf)
    • Criatividade Repetitiva – Jornal Público
    • Investigação em Indústrias Criativas. Um documento de trabalho ( download - pdf)
    • O papel da formação no trajecto da criatividade ao mercado – Intervenção no Congresso Viana Criativa (download - pdf)

DISSERTAÇÕES CONCLUÍDAS E EM CURSO

  • A atração de talento criativo na cidade do Porto
    Dissertação de mestrado apresentada por Carlos Manuel Monteiro da Rocha Silva Gonçalves,
    Orientador:Joana César Machado (orientador), Michel DaCosta Babb (co-orientador). Ano: 2012.
    (PDF formato pdf, 963.31 kB)

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    O tema deste trabalho é a atração e fixação de capital humano criativo, colocando-se o enfoque naquilo que pode ser distintivo num lugar. Este estudo de caso procura um entendimento sobre os fatores de atração e retenção especificamente na cidade do Porto tendo em conta as características demográficas, socioeconómicas e culturais da mesma.
    Realiza-se uma abordagem teórica cruzando informação de diversos estudiosos desta temática, procurando-se o conhecimento e natureza dos conceitos envolvidos tais como talento, a classe criativa, indústrias criativas, potencial de crescimento económico de um lugar e a identificação dos fatores de atração de um território.
    Numa perspetiva empírica, centrada no olhar de atores com capacidade de decisão e ação na área das Indústrias Criativas, efetua-se assim a identificação de fatores de atração bem como de linhas de ação, na tentativa de compreender o seu impacto no território e, em particular, na cidade do Porto.

  • A renovação do discurso cultural sob o impacto das Indústrias Criativas - Caso da Bienal de Cerveira
    Dissertação de mestrado apresentada por Mariana Oliveira Vieira.
    Orientador: Laura Castro (orientador). Ano: 2014.
    (PDF formato pdf, brevemente disponível)

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    Brevemente Disponível.

  • As novas tecnologias e o turismo criativo : estudo de caso da cidade do Porto
    Dissertação de mestrado apresentada por Catarina Morais de Castro,
    Orientador:Joana César Machado (orientador), Michel DaCosta Babb (co-orientador). Ano: 2012.
    (PDF formato pdf, 1.2 MB)

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    This research work attempts to extend the existing literature on development strategies for creative tourism supply and on the use of new technology in tourism, specifically creative tourism, which cannot be found in most of the existing literature. Hence, this work proposes a strategy to develop creative tourism in the city of Porto, paying special attention to the role played by new technology.
    This study comprises an analysis of the current state of creative tourism in Porto and the use of technology in the current tourism strategy. A case study method for the city of Porto is undertaken and qualitative approach is conducted interpretatively.
    A seven-steps model is proposed for developing creative tourism in the city of Porto, in which new technology plays an important role. Networking is also considered as a continued input of this model.
    In this work, the supply ecosystem was analysed and potential service providers were taken into account. Future research could focus on tourist motivations to participate in creative activities.
    This study encourages key creative and/or cultural agents to take the opportunity to acknowledge their potential to develop a creative tourism offer and to be aware that this kind of tourism could be an opportunity to improve the sustainability of their businesses. It also draws attention of city leaders to this topic as a new way of enhancing the tourism experience and improving economic growth. It may also encourage these agents to develop new offers within the range of their activities, maximizing the potential of technology that they may already use. Furthermore, it provides knowledge about new ways in which to develop creative tourism innovation and to take advantage of the benefits that new technology may bring.
    The originality of this work is based on developing a new model for creative tourism in Porto, paying special attention to the implementation and integration of new technology. The model intends to be a guide to promoting a creative tourism policy for Porto, but it could also be used as a basis for other cities to foster this kind of tourism.

  • Clusters Criativos - O caso GNRation e os seus impactos
    Dissertação de mestrado apresentada por Inês Miranda Correia.
    Orientador: Laura Castro (orientador), Margarida Azevedo (co-orientador). Ano: 2015.
    (PDF formato pdf, 31.2 MB)

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    Esta dissertação explora o papel dos clusters criativos nas cidades. A investigação inicia por uma pesquisa bibliográfica no sentido de enquadrar conceptualmente e teoricamente o tema e o posterior estudo de caso a que me propus, o cluster criativo GNRation, localizado na cidade de Braga. Este trabalho propõe-se a definir o termo cluster criativo, desconstruindo o conceito e a sua origem, procurando perceber a aproximação entre o pensamento sobre indústrias criativas e sobre clusters, introduzido já há algumas décadas mas que ganhou relevância nos tempos de hoje e delimitando as características e tipologias dos cluster criativos. O estudo de caso do GNRation em Braga é tomado como exemplo de destes cluster criativos, ao qual tentarei aplicar a teoria compreendida nos primeiros capítulo, compreendido à luz da teoria e dos conceitos abordados. Finalmente procuram-se os impactos do GNRation na cidade, particularmente ao nível da oferta cultural, sem esquecer aspectos relativos ao desenvolvimento social, económico e à imagem urbana.

  • Contributo para repensar as cidades : cidades verdes e criativas
    Dissertação de mestrado apresentada por Ricardo Couto Moreno Sampaio Cardoso.
    Orientador: Laura Castro (orientador). Ano: 2015.
    (PDF formato pdf, 3 MB)

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    O presente estudo exploratório aborda o futuro das cidades, os seus desafios e responsabilidades na garantia das condições necessárias para que seja possível proporcionar uma melhor qualidade de vida aos cidadãos. A Cidade protagoniza o papel principal nesta proposta de repensar cidades, não fosse ela o cenário das nossas vidas, o motor da economia, a identidade de um povo e de uma história. Com este contributo pretende-se apresentar os diferentes cenários históricos a que a cidade tem estado exposta e as estratégias adotadas para que esta se adapte e prospere no seio da sociedade. O contexto e a cronologia ambiental presentes neste estudo são introduzidos por um raciocínio dedutivo que inicia com uma perspetiva macro dos incidentes e desafios ambientais globais, no seu seguimento apresentam-se os principais marcos e iniciativas internacionais, que confirmam uma preocupação ambiental difundida mundialmente, e estreita para o panorama europeu onde a sustentabilidade urbana se destaca através de 3 importantes iniciativas da Comissão Europeia (Agenda21Local, Pacto dos Autarcas e o Prémio Capital Verde da Europa). Dentro dos vários desafios de uma cidade, o seu desenvolvimento sustentável e a preservação da sua identidade, são os pontos escolhidos como prioritários na durabilidade e viabilidade de uma cidade. Os conceitos de Cidade Verde e Cidade Criativa são abordados com o propósito de transparecer a sua pertinência na resposta aos desafios anteriormente identificados. As cidades de Hamburgo (Alemanha) e Nantes (França) foram selecionadas como casos práticos e expositivos de cidades europeias vanguardistas, que demonstram estar cientes da urgência que as cidades têm em adotar políticas e padrões comportamentais que estimulem o desenvolvimento sustentável, e da necessidade de se preservar a cultura e a identidade de uma cidade, evitando a homogeneização das culturas, consequência de uma sociedade cada vez mais globalizada.

  • Design Organizacional das Indústrias Criativas
    Dissertação de mestrado apresentada por Fernando Afonso Carrapatoso Lima.
    Orientador: Ana Lourenço (orientador). Ano: ____.
    (PDF formato pdf, brevemente disponível)

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    Brevemente Disponível.

  • Educação Criativa: construindo uma economia criativa de sucesso – que competências e aptidões desenvolver?
    Dissertação de mestrado apresentada por Joana Rêgo de Mesquita.
    Orientador: Joana César Machado, (orientador), Michel DaCosta Babb (co-orientador). Ano: 2013
    (PDF formato pdf, brevemente disponível)

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    Brevemente disponível.

  • Estudos de públicos no teatro : os casos da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, e do Teatro de Vila Real
    Dissertação de mestrado apresentada por Álvaro Gilberto Azevedo Santos.
    Orientador:Laura Castro,(orientador), Margarida Azevedo (co-orientador). Ano: 2012.
    (PDF formato pdf, brevemente disponível)

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    Este trabalho de investigação visa conhecer os públicos da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão (CAVNF) e do Teatro Vila Real (TVR). O estudo de públicos é instrumento estratégico para consolidar uma ação dinâmica de captação e fixação de públicos nos teatros e, em geral, nos espaços culturais. A dissertação está dividida em três grandes blocos:
    Estado da Arte – foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o valor da cultura e a sua relação com a promoção de bens materiais e imateriais, tema fundamental para perceber a importância da cultura num mundo à procura de desenvolvimento sustentável; sobre a mutação da cultura e a relação com a criatividade e a indústria, o passado e o presente das indústrias criativas, os desafios, as políticas e as oportunidades; sobre os espaços culturais e a sua relação com os públicos da cultura.
    Enquadramento crítico observado para os estudos de públicos – a importância de conhecer as reflexões sobre públicos e estudos de públicos realizados pelo Observatório das Atividades Culturais; perceber a importância do Programa Operacional da Cultura (POC) e Redes de Teatros na origem e transformação do panorama e acesso aos bens culturais; caraterização dos teatros que são objeto de estudos dos seus públicos.
    Estudo realizado – metodologia, divulgação e análise dos resultados obtidos nos inquéritos realizados aos públicos da Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão e do Teatro de Vila Real, nos meses de Março e Maio de 2012.
    O estudo de públicos tinha como objetivo, a recolha de informação sobre o conhecimento do teatro e da sua programação, conhecer as práticas culturais de lazer e de expressão artística dos seus públicos, bem como a sua caraterização. Neste sentido, os resultados, globalmente, foram muito positivos.

  • Festivais de Música
    Dissertação de mestrado apresentada por Filipe Mourão Carvalhal.
    Orientador: Álvaro Barbosa (orientador), Carlos Lobo (co-orientador). Ano: 2015.
    (PDF pdf format, 8.37 MB)

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    Actualmente, os festivais de música são considerados um subconjunto importante no universo dos eventos culturais e têm merecido o interesse por parte de diferentes áreas de estudo, dada a sua universalidade e popularidade das experiências proporcionadas. No âmbito da investigação realizada sobre “Event Tourism”, foram identificadas algumas lacunas na literatura e uma das áreas pouco exploradas centra-se no planeamento e organização de eventos, envolvendo as organizações, os parceiros, a política, os objectivos, as estratégias, os impactos e a avaliação. Tendo em conta as lacunas referenciadas pela literatura, no contexto dos eventos turísticos, torna-se pertinente o estudo dos festivais de música, como agentes promotores de turismo cultural. Neste contexto definimos como objectivo geral: perceber se os festivais de música poderão ser promotores de turismo cultural e como objectivos específicos: caracterizar o modelo de negócio dos festivais: Milhões de Festa, Paredes de Coura, Primavera Sound; comparar o modelo de negócio dos 3 festivais; caracterizar a assistência do público dos três festivais; comparar a assistência do público dos três festivais; compreender se os três festivais se podem constituir como um “hallmark”. Participaram neste estudo os três promotores dos festivais em análise, Milhões de Festa, Paredes de Coura e Primavera Sound. Foi utilizado um questionário com o propósito de descrever e caracterizar os modelos de negócio aos promotores dos respectivos eventos, e uma entrevista semiestruturada, para recolher dados relativos à concepção dos festivais como promotores de turismo cultural, aos promotores dos festivais e ao Director da Direcção Regional da Cultura do Norte (DRCN). Os resultados permitem-nos concluir que a maior fonte de financiamento de todos os festivais provém da venda de bilhetes. Constatamos diferenças relativas à segunda maior fonte de financiamento privada e estatal. O festival Milhões de Festa apresenta apoios estatais como a sua segunda maior fonte, em contraste com os outros festivais. Relativamente à estrutura de gastos, a maioria das despesas é realizada com a contratação de bandas, destacando-se o festival Primavera Sound. Os gastos na produção geral dos festivais Milhões de Festa e Paredes de Coura apresentam despesas idênticas e superiores às do festival Primavera Sound. Os gastos com a equipa são semelhantes nos 3 festivais. O público que assiste aos festivais é maioritariamente nacional, excepto o do festival Primavera Sound onde quase metade do público é internacional. No âmbito do público nacional a larga maioria é de fora da cidade ou vila onde o se realizam os festivais Milhões de Festa e Paredes de Coura. Os resultados do nosso estudo permitem-nos concluir que os festivais de música são promotores de turismo cultural, porque despertam o interesse de milhares de pessoas para vivenciar uma experiência única e irrepetível, com grande impacto económico, social e mediático, promovendo a vila, a cidade, a região e o país. Todos estes factores fazem dos festivais de música um verdadeiro “hallmark” da região pelo que deveriam integrar o plano estratégico do Turismo de Portugal.

  • Inovação Social Criativa: Ser Humano : Hip Hop por uma causa
    Dissertação de mestrado apresentada por João Paulo Gomes dos Reis Ferreira,
    Orientador:Joana César Machado (orientador), Michel DaCosta Babb (co-orientador). Ano: 2013.
    (PDF formato pdf, 2.24 MB)

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    O presente estudo faz uma análise da bibliografia, e de estudos de caso, no ambito da inovação social, de empreendedorismo social e do impacto cultural de modo a perceber a fundo o estado da arte e como os investigadores nas ultimas decadas têm abordado e analisado os temas em questão. Será ainda analizado o estudo de caso do projeto portuense Ser Humano – Hip Hop por uma causa, analisando o impacto comunitário e social deste projecto.
    A análise dos resultados do estudo de caso permite demonstrar a importância da organização em estudo na evolução de um movimento cultural, através de uma causa humanitária, dando um maior sentido de comunidade aos seus membros, sejam eles ativos (organização e artistas) ou passivos (espectadores), e conseguindo assim cumprir com os seus objectivos a 100%.

  • Marca Porto Criativo
    Dissertação de mestrado apresentada por Mafalda de Noronha Guedes.
    Orientador: Joana César Machado, (orientador), Michel DaCosta Babb (co-orientador). Ano: ____.
    (PDF formato pdf, brevemente disponível)

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    Brevemente disponível.

  • Modelos de gestão cultural: Avaliação do impacto no funcionamento das instituições e equipamentos culturais
    Dissertação de mestrado apresentada por Leonor da Silva Mendinhos.
    Orientador: Álvaro Barbosa, (orientador), Margarida Azevedo (co-orientador). Ano: 2012.
    (PDF formato pdf, 2.51 MB)

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    Numa altura em que as questões relacionadas com as indústrias culturais e criativas começam a ser analisadas no panorama cultural e económico português e em que já se identifica o valor económico destas para o país, torna-se permente colmatar a falta de estudos académicos sobre estes assuntos. Neste âmbito, o estudo das instituições culturais portuguesas e dos seus modelos de gestão faz todo o sentido.
    Este estudo visa dar um contributo para a melhoria do conhecimento da realidade portuguesa, ainda alvo de pouca investigação e pesquisa.
    O objeto de estudo incidiu sobre três instituições culturais de renome local e nacional, com enquadramentos legais e dimensões bastante diferentes e que de algum modo representam as instituições culturais em Portugal. As instituições em causa foram a Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos, a EGEAC - Empresa (municipal) Gestora de Equipamentos e Animação Cultural e a Fábrica de Braço de Prata – Sociedade Unipessoal. Além destas instituições, tivemos a colaboração de Francisco Sassetti, programador no Centro Cultural de Belém.
    Os instrumentos de investigação utilizados foram entrevistas semidirigidas e um inquérito por questionário. As primeiras foram aplicadas aos Administradores/Diretores/Assessores das instituições e o inquérito aplicado a uma amostra de público indiferenciado, visando conhecer os seus hábitos culturais e conhecimento/relacionamento com instituições culturais.
    As conclusões do estudo apontam para o facto de o carácter público ou privado da instituição ser marcante na gestão e funcionamento da mesma e referem os domínios em que essa influência se verifica.
    Relativamente aos modelos de gestão, concluiu-se que o Modelo de Sistema Aberto (Open System Model) é o que mais se aplica nas instituições estudadas, uma vez que todas elas têm em conta os inputs do público, dos mecenas, dos trabalhadores e os inputs externos, económicos, políticos, legal, cultural e social, demográfico e tecnológico e educacional.
    Relativamente ao público é importante dizer que os resultados indicam que os utilizadores de equipamentos culturais têm alguma perceção sobre o modo de gestão dos mesmos, estão atentos ao tipo de financiamento que este auferem e são sensíveis às atividades dos serviços educativos apresentados pelas instituições.
    É também relevante a crescente profissionalização na área da gestão cultural que existe por parte dos trabalhadores e gestores das instituições em estudo, deixando para trás, no caso das organizações de maior dimensão, a ideia do artista-gestor.

  • Música experimental em Portugal : análise de produção de festivais
    Dissertação de mestrado apresentada por Carla Isabel Freire de Oliveira Soares.
    Orientador: Vitor Joaquim, (orientador), Mariana Barbosa (co-orientador). Ano: 2016.
    (PDF pdf format, 790 kB)

    + Abstract


    O presente trabalho pretende analisar a criação, produção e promoção de festivais no âmbito restrito da música experimental, analisando em particular os diversos modelos financeiros e as interações produzidas. Procurando implementar a promoção e divulgação da música experimental em Portugal (das vertentes mais acústicas às mais eletrónicas) alguns agentes nacionais, têm produzido ou ajudado a produzir ao longo dos anos, diversos eventos sob a forma de festivais ou de acontecimentos pontuais, que por razões pouco compreendidas têm colapsado, ou entrado em “hibernação”. Apesar do esforço efectuado ao longo dos anos, encontrámos apenas onze festivais dedicados a este género de música, sendo que apenas sete se encontram ativos e apenas dois (MadeiraDig e Out.Fest ) contam com mais de 10 edições. Tendo em conta esta descontinuidade na produção deste género de festivais em Portugal, quisemos compreender, primeiramente, a evolução da música experimental ao longo do último século, observando os modelos de criação e produção concebidos durante este tempo, proporcionando uma rutura com os modelos tradicionais de composição musical (Cascone, Cage). Em segundo, procuramos compreender a proliferação destes novos modelos de produção e criação de obras sonoras, e saber de que forma os festivais podem resultar como meio de escoamento destas criações. Começamos por observar e analisar os festivais, artistas e editoras no contexto internacional, que ao longo dos anos surgem como referências à difusão e promoção da música experimental. Por outro lado, iniciamos um processo de inquirição dirigido a (1) programadores/produtores de festivais, (2) programadores de espaços/entidades e (3) editoras nacionais que se relacionam profissionalmente com a música/arte experimental. Este processo é constituído por três inquéritos moldados em função das suas atividades profissionais adoptando um processo evolutivo em relação às questões de forma a obter dados correspondentes ao objeto de estudo. Os resultados obtidos nesta pesquisa mostram que os modelos de produção dos festivais de arte experimental com incidência na música, em Portugal, não se regem ou seguem qualquer norma de produção em especial. Relativamente à sua descontinuidade, podemos apontar como fatores prováveis, a forte dependência dos apoios estatais, sendo que a receita obtida durante os eventos, tendencialmente, não cobre os custos de produção pois o núcleo de espetadores é muito restrito e não contribui grandemente para uma valorização destes eventos.

  • Novas Tendências para a internacionalização de Projectos Artísticos no domínio das Artes de Rua
    Dissertação de mestrado apresentada por Bruno Filipe Azevedo Costa.
    Orientador: Luís Teixeira, (orientador), Mariana Barbosa (co-orientador). Ano: 2015.
    (PDF formato pdf, brevemente disponível)

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    Brevemente disponível.

  • O Design Thinking associado à Gestão de Processos I&D e Transferência de Conhecimentos para as Indústrias Criativas
    Dissertação de mestrado apresentada por Joana Machado Cerejo de Araújo.
    Orientador: Álvaro Barbosa (orientador). Ano: 2012.
    (PDF formato pdf, brevemente disponível)

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    The difficult task of innovation is a key facet of Research & Development (R&D) institutions. Innovation is also closely related with processes oriented to achieve solutions in design. By addressing this topic, we propose to research new emerging design methods and provide an overview of design thinking tools that can be applied in an early stage of the R&D research process in order to produce meaningful results.
    This research presents a set of experimental guidelines and an analysis method for the application of these tools. In particular, it is taken into account that design, through design thinking, extends to the experience that costumers/users have with products, services, spaces or even multidimensional experiences, which is a relevant input for R&D innovation development.
    It is well known that design has changed its scope beyond the conception of artifacts: Design thinking methodologies have resulted from the advancement of current design paradigms. However, design thinking is not a new design discipline. It is a fresh multi-disciplinary platform that utilizes conceptual tools in order to provide steps towards innovation. In fact, the establishment of coherent guidelines for the design thinking process is a very complex task, due to its interdisciplinary requirements, that convey many diverse mindsets.
    The main focus of this study is creating an analysis toolkit that enables non-specialist and specialist users to perform high-quality design production.
    This methodological tool is being applied in the framework of two research centers, namely, the Research center for Science and Technology of the Arts and the Telecommunication Institute of Oporto University. These trials provide valuable pilot studies in order to determine the efficiency of this ‘mind map’ in the R&D innovation process.

  • O Impacto das definições de ‘Indústrias Criativas’ nas tipologias dos subsectores
    Dissertação de mestrado apresentada por Bruno Miguel Teixeira Bento Pires.
    Orientador: Ricardo Morais (orientador). Ano: 2012.
    (PDF formato pdf, 701.63 kB)

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    Being the ‘Creative Industries’ (CI) a growing economical sector, many studies have tried to define it as well as to identify it's subsectors. However, the discussion still remains as to whether the sector should be called ‘Cultural Industries’ or if these should be included inside the wider CI group. Other discussions debate how the CI should be identified. So, what are Creative Industries? What makes this sector different from other sectors? It is of vital importance to define this sector and not just enumerate possible subsectors, so that future mappings can provide us exact numbers on its extension and influence on economy, both direct and indirect. This study aims to contribute to the definition of Creative Industries by analyzing previous definitions, namely in terms of criteria and subsectors.

  • O Impacto do Ciclo de Vida das Empresas na Decisão de uma Aliança Estratégica – O caso da empresa PontoPR
    Dissertação de mestrado apresentada por Raquel Martins Pereira Bacelar Ferreira.
    Orientador: Ricardo Morais (orientador). Ano: 2013.
    (PDF formato pdf, 1.79 MB)

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    As grandes mudanças que se sentiram nos últimos anos a nível social, económico e tecnológico, tiveram um grande impacto no mundo empresarial, aumentado a competitividade e a formas de competir. As organizações foram obrigadas a adaptar-se e a procurar soluções, correndo o menor risco possível. O recurso às alianças estratégicas tem-se tornado um fenómeno cada vez mais comum, surgindo como uma possível solução para as empresas competirem sem correr grandes riscos. Vários autores sugerem que o ciclo de vida das empresas é composto por mudanças que ocorrem nas empresas caracterizadas por certo padrão. A análise do ciclo de vida da empresa permite uma gestão que consegue antecipar as necessidades e mudanças, mostrando-se preparada com os procedimentos e modificações necessárias para garantir a sobrevivência do empreendimento. O Modelo de Greiner define um conjunto de fases que as empresas tendem a seguir no curso do seu desenvolvimento, considerando que cada nova fase é precedida de uma crise na gestão e obriga a uma mudança na organização para que haja crescimento. Estas fases são sequenciais e ocorrem com evoluções na hierarquia, envolvendo um grande conjunto de atividades e estruturas diferentes. O objetivo principal será perceber qual a relação entre a fase de crescimento em que a empresa se encontra e as alianças estratégicas que forma. Para este efeito, recordam-se algumas teorias associadas ao surgimento das alianças estratégicas, definições dos vários autores, tipologias e motivos. Em seguida aborda-se o ciclo de vida das empresas, a perspetiva de alguns autores e definição das fases de crescimento. Segue-se uma retrospetiva das metodologias mais aplicadas na investigação deste tema, a escolha do estudo de caso e os processos envolvidos que pretendem garantir a sua validade. Foi utilizada a tipologia de alianças proposta por Vasco Eiriz (2001) e o modelo de ciclo de vida de Greiner (1998) para analisar o caso da empresa PontoPR – Publicidade e Robótica. A empresa escolhida, apesar da sua dimensão reduzida, revela uma grande propensão para a criação de alianças desde a sua formação, possibilitando uma análise reveladora. É evidente neste caso que cada Fase proposta por Greiner, envolve mudanças na empresa que a tornam mais recetiva para alguns tipos de alianças.

  • O Impacto do Design de Moda, Subsector das Indústrias Criativas, na Indústria Têxtil
    Dissertação de mestrado apresentada por Inês Regina Fernandes Nunes de Sousa.
    Orientador:Laura Castro,(orientador), Margarida Azevedo (co-orientador). Ano: 2012.
    (PDF formato pdf, brevemente disponível)

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    A presente dissertação aborda o impacto do Design de Moda enquanto subsector das Indústrias Criativas, para a modernização e enriquecimento do sector têxtil e do vestuário português. Para contextualizar o objecto de estudo, foi realizada uma abordagem histórica à definição de moda e contributo no desenvolvimento da indústria manufactureira ao longo de significativas mudanças no contexto social, político e económico, a nível global.
    O foco desta dissertação está no reconhecimento do valor intangível do Design de Moda para a actuação das empresas portuguesas no mercado sem fronteiras, no serviço subcontratado de cadeias de distribuição.
    O estudo apresentado foi realizado junto de 30 empresas que contemplam toda a cadeia de valor do sector, a montante e a jusante, e 35 designers, profissionais no sector Têxtil e do Vestuárioportuguês. Pretende-se perceber qual a importância atribuída pelas empresas, em regime de Private Label, ao design na cadeia de valor e impacto no desenvolvimento e produtividade. A consulta aos designers foi no sentido de obter respostas à integração do departamento de Design de Moda nas empresas, bem como o desenvolvimento de incentivo à criatividade. Pretende-se compreender o grau de integração em redes de cooperação proporcionadas por uma incubadora de negócios criativos para a moda, a iMOD, com vista à clusterização do sector a norte de Portugal.

  • O Papel da Infografia na compreensão da Investigação e Desenvolvimento
    Dissertação de mestrado apresentada por Nina Maria Castro Pereira de Melo Ferreira.
    Orientador: Cristina Sá (orientador). Ano: 2013.
    (PDF formato pdf, 5.26 MB)

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    A comunicação de ciência ainda se encontra a ser estudada na procura de modelos mais eficazes que consigam estabelecer a ponte entre os cientistas e o público não especializado. Na procura deste modelo, surge a intersecção das indústrias criativas como potencializadoras da comunicação de ciência. Durante este estudo, optou-se por focar o caso das infografias como uma possível solução para melhorar a eficácia da comunicação dos projectos ou dados que provêm de investigação e desenvolvimento. Após a consulta de vários estudos que apontavam para um bom resultado das infografias como forma de comunicar ciência, desenvolveu-se um estudo de caso através da realização de inquéritos cujo objectivo era comparar a eficácia da infografia e do texto nessa mesma comunicação. Os resultados obtidos não foram de encontro aos estudos teóricos consultados, pelo que se concluiu ser necessário fazer mais testes a fim de compreender a eficácia das infografias neste âmbito. Devido a limitações da amostra, do próprio inquérito e dos resultados obtidos que não demonstravam claras tendências, não se pode generalizar os dados alcançados e afirmar que os estudos teóricos não se confirmam na prática. Não obstante foi possível levantar a dúvida e propor outras formas de testar a eficácia das infografias, a fim de comprovar ou não aquilo que se afirma nos estudos consultados.

  • Online distribution of digital cultural products: Are legal distributors strong enough against piracy?
    Dissertação de mestrado apresentada por Mélodie Saumard.
    Orientador: Luís Gustavo Martins, (orientador), Alexandra Fonseca (co-orientador). Ano: 2013.
    (PDF formato pdf, 1.8 MB)

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    In 2012, the music industry is showing positive growth for the first time in fifteen years. The same year, Game of Thrones is declared the most pirated TV series with an average of 4.28 million illegal downloads for each episode. Ever since the creation of Napster in 1998, online piracy became a common practice which is weakly reprehended socially-speaking. The starting point for our work was Gabe Newell's idea that piracy is not a matter of price but a problem of service rendered to customers. Such an opinion orientates our work towards finding a solution against piracy thanks business. To find this possible solution we started with the evolution of open source software because the concept and its history brings us to the notion of copyleft and the creation of the Creative Commons. These ideas translate to new ways of sharing intellectual property. But to understand these notions correctly we need to explain how cultural works are protected by the law. Which is why we introduce author rights and copyrights in several countries. When we know how the law works and the tools that have been developed to simplify them, we can start giving examples of businesses which are distributing digital cultural products legally. But a comparison between both legal and illegal offers is necessary to explain why customers choose piracy. Thus, in addition to the market study of legal offers, we also study pirate offer. Such comparison showed that several factors make customers willing to break the law to access cultural products. With our study we analyze the factors that might help in justifying this choice.

  • Porto, Cidade Aberta: o que a Cidade pode fazer pelas Indústrias criativas e o que as Indústrias Criativas podem fazer pela Cidade
    Dissertação de mestrado apresentada por Nuno Miguel Teixeira de Sá.
    Orientador:Laura Castro (orientador). Ano: 2012.
    (PDF formato pdf, brevemente disponível)

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    As Indústrias Criativas são aquelas em que são produzidos produtos, bens e serviços criativos, com valor intrínseco e simbólico, isto é, capital cultural. A presente dissertação contende com a problemática da política pública neste sector da economia, vista sob o prisma do seu tecido empresarial, dentro do âmbito geográfico na cidade do Porto e região envolvente.
    Procede-se a uma investigação inicial e de síntese do contexto da cidade do Porto e da sua região. Forma-se uma perspectiva conformadora dos conceitos, metodologias e instrumentos analíticos que os autores firmados no tema propõem, produzindo-se um posicionamento crítico, de onde se parte para uma observação. Entrevistam-se organizações dos sub-sectores das indústrias criativas, seleccionadas de acordo com um modelo conceptual ilustrador da forma de estar no mercado dos negócios criativos.
    A síntese do que foi achado nas entrevistas conforma o posicionamento seguido, com vista à edificação de uma construtiva política pública para o sector, examinando as consequências e inter-relacionamento sociocultural e económico das actividades dos negócios criativos com a urbe. Este trabalho contém, in fine, aspectos estratégicos de um modelo de política pública, contendo algumas propostas práticas para a sua prossecução de forma mais oportuna, salutar e conhecedora da mecânica subjacente a este sector, tanto no plano do capital que o potencia, como no prisma dos recursos humanos, sua força motriz. As cidades podem beneficiar de múltiplos efeitos visíveis e invisíveis positivos que um florescente sector das Indústrias Criativas pode oferecer.

  • Regeneração Urbana no Porto – A Rua da Galeria de Paris e o Quarteirão das Carmelitas (bairro cultural?)
    Dissertação de mestrado apresentada por Joana Rêgo de Mesquita.
    Orientador: Laura Castro(orientador). Ano: 2013.
    (PDF formato pdf, 2.31 MB)

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    Esta dissertação pretende reflectir sobre o papel dos espaços promotores de actividades culturais e/ou criativas encarados como elemento com dupla função de espelhar e potenciar a regeneração urbana. Este trabalho propõe-se analisar o papel desempenhado pelos espaços que apresentam actividades culturais e/ou criativas na reocupação e dinamização de áreas desvitalizadas da cidade do Porto. Procurar-se-á entender em que medida esta tipologia de espaços apresenta maior eficácia nesse domínio do que os espaços comerciais convencionais.
    Para tal, o trabalho abordará a regeneração urbana e problemáticas que lhe estão associadas, e situará o conceito de espaço de actividade cultural e/ou criativa relativamente a outras dinâmicas urbanas, concentrando-se num estudo de caso.
    O estudo de caso incide sobre a Rua da Galeria de Paris e o Quarteirão das Carmelitas pela revitalização urbana que se evidencia desde 2006, por parte de iniciativa privada, num espaço que há décadas se encontrava deprimido e que nunca tinha encontrado o seu papel na vivência do centro do Porto para onde foi projectado no início do séc. XX.

  • The Design of Nutrition Labels
    Dissertação de mestrado apresentada por Cátia Cecília Delgado Lages.
    Orientador: Cristina Sá (orientador), Ana Gomes (co-orientador). Ano: 2013.
    (PDF formato pdf, 11.08 MB)

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    O principal objectivo desta dissertação consistia em expor o processo envolvido no design de um rótulo nutricional assim como desenvolver o seu próprio design.
    O aumento das taxas de excesso de peso e de obesidade são uma das grandes preocupações das organizações de saúde e dos governos. De forma a combater esta epidemia, a Comissão Europeia delineou o documento Strategy for Europe on Nutrition, Overweight and Obesity related to health issues que determina, entre outras decisões, que a provisão de informação nutricional aos consumidores é um factor crítico para influenciar a escolha de alimentos mais saudáveis. Dado que o hábito de consumir refeições fora de casa também está relacionado com o aumento das taxas de excesso de peso e de obesidade, a provisão de informação nutricional em restaurantes (ou estabelecimentos de restauração colectiva) pode orientar os consumidores na escolha das suas refeições.
    O processo de desenhar um rótulo nutricional para incluir no menu de restaurantes foi divido em duas partes. A primeira parte envolveu pesquisa nas áreas de comunicação, infografia e do estado da arte da rotulagem nutricional. Na segunda parte, e com base na informação reunida e análise de casos de estudo, foi determinado o tipo de informação a incluir no rótulo e os critérios nutricionais em que se fundamentaram. Incluiu também as decisões relativas ao design do modelo de rótulo nutricional para menus, que será gerado digitalmente.
    Como trabalho futuro foi apontada a necessidade de testar o rótulo nutricional no mercado e juntos dos consumidores e também a de desenvolvimento de uma solução interactiva para a provisão de orientação nutricional personalizada.

  • The impact of Business Associations on Business Internalization: The APICCAPS case
    Dissertação de mestrado apresentada por Joana Reid de Lacerda.
    Orientador: Ricardo Morais (orientador). Ano: ____.
    (PDF formato pdf, brevemente disponível)

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    Brevemente Disponível.

  • The Impact of Co-creation in Design Thinking for Social Innovation: The case of Openldeo
    Dissertação de mestrado apresentada por António Pedro Fernandes Araújo.
    Orientador: Laura Castro (orientador), Luís Carvalho (co-orientador). Ano: 2013.
    (PDF formato pdf, 6.17 MB)

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    Innovation as a tool for creating value for companies stands as the first goal for managers in this competitive world we live today. Design Thinking (DT) has brought the attention of both academics and practitioners as a powerful methodology to connect with human needs and behaviour. The growing awareness of confronting and answering to social world problems has also positioned DT as influential instrument to grow and allowing social innovation (SI) to emerge.
    Co-creation (CC) transformed the social system that organizations and consumers interacted. Today, institutions promote experiences that better suits the needs of the individuals, with the goal of producing better products and services. Co-design (CD) refers to the methodology of applying co-creation techniques to the DT. It adds value to this innovation process as it enforces the idea of experience between the users/producers.
    Relevant to this phenomenon, is Internet. It has shaped the large community of users as individuals worried with the difficulties world faces nowadays. This community creates new meanings everyday and introduced the notion that we as humans can design artefacts collectively.
    This research investigates the committed role of a specific online platform to form a community to solve world challenges, by the implementation of a design thinking methodology. The mission of this dissertation is to understand what occurs when a group of individuals co-create for social innovation, and what can we learn from this interaction.

  • The Impact of Copyright on the Creative Industries
    Dissertação de mestrado apresentada por Caroline Cavanaugh.
    Orientador: Ricardo Morais (orientador), Alexandra Fonseca (co-orientador). Ano: ____.
    (PDF formato pdf, brevemente disponível)

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    Brevemente Disponível.

  • The Impact of Disintermediation on Independent Music Business Models
    Dissertação de mestrado apresentada por José Francisco Cruz Bernardo.
    Orientador: Luís Gustavo Martins (orientador), Ricardo Morais (co-orientador). Ano: ____.
    (PDF formato pdf, brevemente disponível)

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    Brevemente Disponível.

  • Uma ponte entre as indústrias criativas no Norte de Portugal e na região de Macau - China
    Dissertação de mestrado apresentada por José Manuel Cardoso Silva Santos.
    Orientador: Álvaro Barbosa (orientador). Ano: 2012.
    (PDF formato pdf, 6.22 MB)

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    O Norte de Portugal e a Região Administrativa Especial de Macau têm em comum uma estratégia regional de dinamização de um Cluster de Indústrias Criativas.
    A aposta na cultura e criatividade volta, assim, a aproximar dois territórios que mantêm uma relação política, diplomática e histórica com cerca de 500 anos, podendo a portugalidade (a par de outros elementos remanescentes da presença do nosso país em Macau), funcionar como impulsionadora desta aproximação.
    Não apenas ao nível das parcerias comerciais em geral, mas em particular naquilo que à criatividade diz respeito, o relacionamento dos dois países (Portugal/China) e das duas regiões (Norte de Portugal/Macau) tem ainda muito por onde evoluir, com vantagens para ambas as partes.
    Seja através de agências criadas para o efeito (como é o caso da ADDICT, no Norte de Portugal) ou da acção directa dos próprios governos (Departamento de Promoção das Indústrias Culturais e Criativas do Instituto Cultural, em Macau), os laços culturais que unem as duas regiões poderão proporcionar portas de entrada para uma colaboração efectiva nesta área.
    Tirando partido da relação privilegiada entre a Universidade Católica do Porto e a Universidade de São José em Macau, pretende-se com esta dissertação realizar um estudo de diagnóstico e análise de oportunidades e desafios para potenciais colaborações entre os dois clusters.

 

 

As indústrias culturais e criativas providenciam cerca de 5 milhões de postos de trabalho na UE.

GREEN PAPER - Unlocking the potential of cultural and creative industries (2010)


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