oxHIT

oxHIT é um projecto de arte generativa interactivo, desenvolvido para a Unidade Curricular de Design Generativo, por Gisela Nunes, no âmbito da Pós-Graduação em Design Digital da Universidade Católica Portuguesa, do Porto.

Conceito

O projecto estabelece cruzamentos entre dois sentidos distintos: visão e audição, com o intuito de explorar novas formas de interacção.

A narrativa audiovisual parte do centro do ecrã, duma zona apelidada de Sonar, por ser o espaço onde o comportamento do utilizador se repercute, afectando toda a simulação gráfica e sonora existente.

A simulação cria uma dinâmica de corpos rígidos aos quais estão associadas propriedades físicas, como a gravidade, incluindo colisões, que afectam o movimento dos elementos gráficos. O utilizador interfere neste mundo, alterando certos parâmetros disponibilizados pela interface.

Os sons são sintetizados, gerados computacionalmente, de acordo com a correspondente evolução da simulação e em total síncronia com a mesma. O utilizador pode escolher entre várias combinações de acordes e instrumentos MIDI.

Assim, a criação de uma experiência sonora, em tempo real, através de sons que variam de tom, em função da escolha do utilizador, e de intensidade, em relação à dinâmica dos corpos dos elementos gráficos, gera uma narrativa sonora e imagética singular. Com diferentes experimentações, mais harmoniosa e complexa poderá ser a sua criação musical. A imagem e o som será, por isso, para cada pessoa, uma composição da sua autoria, desenvolvendo a sua exploração artística.

Interface

O controlo do centro permite alterar a gravidade do mundo, nomeadamente a sua direcção e a sua intensidade.

O controlo da esquerda permite alterar o arco que varre o sonar. O utilizador pode manipular a velocidade e o seu ângulo.

O controlo da direita permite alterar o ritmo a que as cadeias de bolas são acrescentadas ou removidas. Possui também uma posição para manter estável o número de cadeias.

Os botões de cima permitem escolher combinações de acordes e instrumentos MIDI.

Vídeo

oxHIT #Reactable+Disklavier from Gisela Nunes on Vimeo.