Apresentação
Serviços
Investigação
Localização
Contactos


- LEVANTAMENTO DO ESTADO DE CONSERVAÇÃO
- EXECUÇÃO DE PROPOSTA DE TRATAMENTO
- ORÇAMENTAÇÃO


As obras examinadas pelo CCR, com o fim de apresentar uma proposta de tratamento e respectivo orçamento, podem ser trazidas para as instalações do Centro pelo seu proprietário. Se a localização, dimensões ou estado precário de conservação não favorecerem deslocações desnecessárias, uma equipa do CCR poderá observar as obras in situ, sem qualquer encargo.
Após atento exame, é entregue uma proposta de intervenção formal, incluindo diagnóstico, custo e estimativa de tempo para realização do tratamento, sendo fornecidos ao proprietário todos os esclarecimentos acerca das várias opções de tratamento.





- TRATAMENTO DE CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS CULTURAIS

O Centro de Conservação e Restauro desenvolve diversos projectos de recuperação ao nível do património móvel, principalmente nas seguintes áreas: Pintura; Escultura; Talha Dourada; Materiais Cerâmicos; Materiais Metálicos.
Conscientes da tarefa de enorme responsabilidade que recai sobre a acção de conservar e restaurar, o Centro de Conservação e Restauro da UCP pauta-se pelo critério do respeito pela integridade do objecto cultural, pela reversibilidade dos materiais e das técnicas, bem como pela mínima intervenção, segundo práticas internacionalmente reconhecidas e adoptadas.
Todas as intervenções realizadas são amplamente documentadas, sendo elaborado um relatório final, entregue ao proprietário da obra, registando todo o processo e fornecendo indicações para as posteriores condições de conservação.





- EXAMES E ANÁLISES

A análise prévia dos bens culturais, dos materiais que os constituem, das técnicas com que foram executados, das alterações ou deteriorações por que passaram, permite-nos um conhecimento mais aprofundado dos mesmos e contribui para a tomada de decisões quanto à melhor intervenção a realizar em cada obra.

Conscientes do laborioso e rigoroso trabalho de investigação que é necessário desenvolver antes e durante uma intervenção de restauro, o Centro de Conservação e Restauro da UCP apostou em equipamento de exame e análise de vanguarda, permitindo elaborar uma malha de informação completa que servirá de base para o conservador- -restaurador, para o historiador da arte, para o investigador e demais estudiosos e profissionais.

A realização de exames e análises pode ser solicitada isoladamente, sem que a obra venha a ser intervencionada pelo CCR. Em todos os casos, é elaborado um relatório técnico interpretativo com respectiva documentação gráfica e fotográfica, entregue ao cliente em papel e/ou suporte digital.

Laboratório Químico e Biológico:
- Microscopia óptica para o estudo de secções transversais;
- Testes microquímicos e histoquímicos para o estudo de cargas, sais e aglutinantes;
- Microfluorescência de Raios-X, técnica de análise físico- -química para a identificação de pigmentos;
- Análise instrumental (FTIR, GC, HPLC, SEM-EDX, etc.) para a identificação dos materiais constitutivos das obras de arte, como aglutinantes, vernizes, corantes e produtos de alteração.

Estudo geral da obra e caracterização do estado de conservação mediante:
- Fotografia de luz visível (luz rasante e transmitida, macro e microfotografia);
- Fotografia de fluorescência ultravioleta;
- Fotografia digital de infravermelho;
- Reflectografia de infravermelho;
- Raios-X.






- INTERVENÇÕES IN SITU

Sempre que necessário, pela impossibilidade de deslocação da(s) peça(s) dadas as suas dimensões ou características específicas, como localização, estado de conservação, etc., a realização de exames e análises pode ser efectuada fora das instalações do Centro de Conservação e Restauro da UCP, podendo os técnicos realizá-las in situ.
Pelos mesmos motivos, a própria intervenção de conservação e restauro poderá ter que ser levada a cabo no local onde a obra se encontra. Nessa situação, o Centro formará uma equipa técnica que se deslocará ao local durante o tempo necessário à conclusão do tratamento.





- DOCUMENTAÇÃO E ESTUDOS HISTÓRICO-ARTÍSTICOS
- ESTUDOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS
- CONSULTADORIA DE CONSERVAÇÃO


Para além das intervenções de conservação e restauro propriamente ditas, o Centro disponibiliza ainda uma gama de serviços que podem ser solicitados isoladamente, tais como a elaboração de documentação e estudos histórico-artísticos, de carácter técnico-científico, ou ainda consultadoria de conservação.






 
  © 2007 Universidade Católica Portuguesa | Porto - Todos os direitos reservados