júri
Chris Chafe - EUA


Chafe é um compositor, improvisador, violoncelista e investigador musical com interesse em computadores e performance interativa. “Residente” de longa data do Center for Computer Research in Music and Acoustics, que dirige e onde ministra cursos de música por computador. Tem passado triénios no IRCAM, em Paris, e no The Banff Centre, no Canadá, a fazer música e desenvolver métodos para a síntese computorizada de som. O projeto SoundWIRE, lançado em 2000, consta de concertos realizados online com colaboradores de todo o mundo, em tempo real. Os seus objetivos atuais são a criação de novas ferramentas para fazer música colaborativa e investigação sobre os factores de latência.
Leonor Silveira - Portugal


Leonor Silveira é Licenciada em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada e Pós-graduada em Direito da Cultura e Património Cultural, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. A sua carreira como actriz iniciou-se em 1989 com a participação no filme “Os Canibais” de Manoel de Oliveira e, até à data, participou em 24 filmes de 7 realizadores portugueses com 10 presenças no Festival de Cannes e no Festival de Veneza, entre outros. Participou como jurada em vários festivais internacionais de cinema como San Sebastian, Cannes, Luanda, Deauville, Marraquexe, São Paulo. Foi distinguida pelo governo português com o grau de Comendadora por ordem de mérito e pelo governo francês com a ordem de Chevalier des arts et des lettres. Trabalhou no Gabinete do Ministro da Cultura, Professor Manuel Maria Carrilho como assessora. Hoje é subdirectora do Instituto de Cinema e Audiovisual.
Pib - França


Pib é um fotógrafo autodidata nascido em 1975, na cidade de Lille (França). Em 2000 fundou o coletivo DDTF evocando uma fotografia independente, espontânea e próxima dos seus sujeitos. Dois anos mais tarde é editado "Sortie 2 l’Ombre", o seu primeiro livro sobre a cultura Graff. Hoje, o seu trabalho situa-se entre a imprensa regional e nacional mas também no seio da cultura urbana e hip-hop. Depois de inúmeras publicações e exposições, incluindo "Evadé(e)s 2 Rue"e "Lisboa", Pib continua a sua pesquisa fotográfica sobre o indivíduo e a sua presença na complexidade urbana. Experimenta agora a realização de vídeos de música rap e de curta-metragem. Um livro intitulado "Represent!", dedicado aos 10 anos da fotografia na cultura urbana, será publicado em 2011.
Sahra Kunz - Portugal


Sahra Kunz é licenciada em Artes Plásticas – Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (1997). Obteve o grau de Mestre em Som e Imagem pela Universidade Católica Portuguesa (2001). Encontra-se a terminar a Dissertação de Doutoramento em Desenho, intitulada ‘Formas Básicas de Representación y Ejercicios de Aprendizaje en Dibujo (Un estudio basado en la observación de un grupo de alumnos adultos)’ na Faculdade de Belas Artes da Universidade do País Basco (Bilbao). Desde 1998 é docente no curso de Som e Imagem da Universidade Católica Portuguesa, leccionando de entre outras, as disciplinas de Desenho e de Desenho para Animação.
Stefan Le Lay - França


Stefan Le Lay nasceu em 1967. Foi estudante de cinema, realizador, argumentista e editor de cinco curtas-metragens, galardoadas com 80 prémios. Realizou e escreveu de cerca de trinta ficções para televisão, vídeos publicitários e vídeos musicais. Foi co-fundador da produtora "Les films du Varech", que produziu as suas duas últimas curtas-metragens "Le baiser" e "La carte". Argumentista da longa-metragem "Survie", em pré-produção, e de uma segunda longa-metragem, em curso.
novidades
premiados do 8º Festival Audiovisual Black & White
---
Canal do Black&White no Ustream
---
A data limite para participação na competição passou. Em breve aceitaremos submissões de trabalhos para a competição 2012. Obrigado e boa sorte para todos os participantes.
---
O B&W foi nomeado para os Prémios do Norte Criativo (promovido pela CCDR-Norte)
---





Black&White 2011 | 8o Festival Audiovisual | Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa